Fale Conosco ->E-mail: redacaotnn@gmail.com ´

APRENDA A CONDUZIR COM SEGURANÇA E A POUPAR COMBUSTÍVEL

Com a crise económica que assola o nosso País e o Mundo, todas as formas de poupança são bem-vindas, mesmo que sejam apenas uns cêntimos! Neste artigo, vamos ensinar algumas dicas e truques para uma condução mais segura e económica.

Aprenda agora mesmo a poupar, sem comprometer a nossa qualidade de vida e a nossa segurança!

Formas de poupar combustível

  • Evite deixar o carro chegar à reserva de combustível. Desta forma evita ter que gastar mais dinheiro para encher o depósito, evitando ainda possíveis problemas no motor, quando resíduos que estão no fundo do depósito passam para as tubagens e partes internas do mesmo.
  • Ao conduzir aproveite as descidas. Não se coloca o caso de por em ponto morto, que se torna um perigo para o condutor, passageiros e demais pessoas e veículos na rua, muito menos quando chove, mas de aproveitar o embalo do carro e deixar-se deslizar. Sabia que a maioria dos automóveis não gasta qualquer combustível quando deixa o carro ir embalado e com uma mudança engrenada?
  • Use mais a caixa de mudanças e menos os travões. Esta técnica ajuda muito a reduzir o consumo de combustível.
  • Não esforce o motor! E esta dica não é só no caso de ter uma mudança baixa em relação à velocidade mas o contrário também. Se estiver com uma mudança alta engrenada e o carro necessitar de mais força do que velocidade, o motor estará na mesma em esforço. Se sentir o motor a querer falhar reduza para a mudança anterior. Oiça o seu motor, ele diz-lhe o que precisa!
  • Calcule quanto tempo demorará nas suas paragens. Se for o caso de ir buscar alguém a casa e esta pessoa já estiver pronta, deixe o motor ligado enquanto espera. Se desligar, o que irá gastar para o ligar novamente, vai fazer com que gaste mais do que se o tivesse deixado ligado. Caso verifique ou calcule uma maior demora, aí poupa mais se desligar, pois mesmo parado o veículo, o motor estando a trabalhar, gastará combustível.
  • Não ligue o motor com o rádio ou as luzes ligadas. Vai esforçar o motor e logo gastará mais combustível.
  • Faça uma condução previsível, ou seja, não adianta acelerar se for parar metros depois.
  • Nas filas de trânsito, não esteja colado ao carro da frente, mas avance o mais tarde possível e evite arranques e paragens desnecessárias.

poupar-combustivel

Poupe as condições físicas do seu veículo

Normalmente, quando falamos em poupar a conduzir só pensamos no dinheiro que se gasta no combustível, mas poupar o gasto dos materiais do seu veículo também o irá fazer poupar a longo prazo.

 

  • Não salte as revisões e inspeções! Custa muito largar aquela quantia de dinheiro, mas se deixar o seu meio de transporte envelhecer sem condições e com abusos, depois para o recuperar irá custar muito mais, já para não falar que normalmente esses abusos que se fazem também ajudam a gastar mais combustível, que é exatamente contrário àquilo que desejamos.
  • Não abuse da caixa de velocidades nem dos travões. Se verificar com antecedência que vai precisar de parar, como em um STOP ou reduzir a velocidade como em uma passadeira ou em uma rotunda, grande parte das vezes basta retirar atempadamente o pé do acelerador e o carro reduzirá a sua velocidade por si próprio.
  • Tenha sempre os filtros novos e limpos, assim como os discos dos travões.
  • Não deixe o veículo exposto a altas temperaturas durante muito tempo. O combustível espalha-se dando-lhe a entender que tem menos combustível do que o que tem na realidade e em breve lhe irá começar a estalar a pintura.
  • Use várias vezes a água e o líquido para limpar os vidros. Fica-lhe mais barato gastar em água e líquido de limpeza do que deixar secar as escovas e depois ter de ir comprar umas novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *