A samsung ao mostrar um telefone com uma tela flexível está insinuando um dia em que poderíamos dobrar nossos smartphones ou tablet como se fossem mapas. A empresa coreana de eletrônicos tem proporcionado um vislumbre de um tal dispositivo em um discurso na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

Brian Berkeley, chefe do laboratório de exibição de Samsung em San Jose, Califórnia, demonstrou um telefone que consiste em um gabinete de disco do tamanho de uma caixa de fósforos, com uma tela colorida flexível de papel fino ligado a uma extremidade. A tela não aparece flexível o suficiente para dobrar ao meio como um pedaço de papel, mas pode dobrar em um tubo.

A empresa também mostrou um vídeo de um conceito de futuro, com um aparelho de telefone que se abre como um livro, revelando uma tela que mais parece um tablet.

Como funciona: A tela usa diodos emissores de luz orgânicos, ou OLEDs. Apenas uma fina camada destes produtos químicos são necessários para produzir uma tela colorida e brilhante. Eles são usados em muitos telefones Samsung, embora com telas de vidro. Para o telefone com tela dobrável ou flexível a Samsung utilizou produtos químicos no material fino de plástico ao invés de vidro. Isso é um truque que você não pode conseguir com cristais líquidos em telas padrão.

Por que você iria querer esse smartphone: Você não poderia guardar um celular grande no seu bolso. Em uma aplicação mais convencional, Berkeley demonstrou um telefone com uma tela que é rígida, mas que se curva ao redor das bordas do dispositivo, para que ele possa mostrar as mensagens recebidas, mesmo com uma cobertura sobre a tela principal.

Disponibilidade: A Samsung não disse nada sobre quando as telas flexíveis pode ser comercializadas. “O conceito da tela flexível tem sido um tabu a algum tempo, mas finalmente parece que a Samsung realmente vai disponibilizar essa tecnologia“, disse Steve Bell, um consultor de tecnologia e presidente da KeySo Global.