Se você ama beber uma cerveja geladinha mas não entende nada sobre o assunto, você com certeza está no lugar certo! Nós vamos te ajudar a virar um verdadeiro especialista!

Você prefere cervejas frutadas ou as de trigo? E as IPA? Você gosta? Se você é um verdadeiro apreciador desse néctar dos deuses mas não conhece nadinha sobre ele, nós do TudoGostoso elaboramos um roteiro para cervejeiro nenhum botar defeito!

Conheça os principais tipos de cerveja:

ALE: Se você gosta de cervejas mais encorpadas, que tenham um sabor mais intenso e marcante mas sem perder a refrescância, as cervejas ALE são a melhor pedida! Elas possuem uma fermentação maior que as demais, por isso possuem um paladar mais “pesado” e aromas mais fortes. Se quiser um petisco para acompanhar essa belezinha, invista em carnes vermelhas! Elas pedem por uma cerveja que possua um sabor mais complexo, o que é tarefa fácil para a família de cervejas ALE.

PILSEN: A cerveja pilsen é sem dúvida a mais consumida no mundo! Sabe aquela cerveja bem douradinha (que você ama)? É essa mesmo! Ela possui um paladar super leve e delicado, uma coloração clarinha e uma ótima bebilidade! Isso por que o teor alcoólico dela também é bem levinho, varia entre 3% e 5%.

LAMBIC: Você é aquele fã de cervejas (todas elas) mas também não abre mão de apreciar um bom vinho? Então você vai amar esse estilo! As cervejas lambic trazem ao paladar a lembrança de beber um bom vinho e possuem um sabor forte e marcante, com um toque ácido no fundo, para apreciador nenhum colocar defeito! O mais interessante dessa cerveja é o estilo de sua fermentação. Ela é totalmente espontânea, por isso, sempre são uma surpresa! Podem ter um sabor mais marcante, leve, ser frutada… Não importa! O resultado é sempre o mesmo: super delícia!

IPA: Se você quer conhecer um pouco mais sobre cervejas especiais e já se cansou das cervejas claras, a IPA é um excelente (e delicioso) começo! Essa cerveja possui um sabor e amargor super característicos. O aroma é outro ponto marcante nessa cerveja! Pode acreditar, são essências incríveis! Desde frutas mais cítricas até aromas mais atabacados. Quer saber mais uma curiosidade sobre ela? Na verdade, a lenda conta que a IPA era o verdadeiro segredo por trás da força e coragem dos guerreiros ingleses. Eles precisavam beber a cerveja antes de suas lutas e até mesmo antes de começarem longas viagens. Bom, seja lenda ou não, vale a pena viver a experiência de saborear uma IPA geladinha!

BOCK: A Bock é pedida certa para quem gosta de cervejas com teor alcoólico mais elevado. Ela possui uma coloração escura (algumas vezes castanha ou avermelhada), um aroma semelhante a café tostado e um sabor bastante encorpado. Por ser uma cerveja escura, é recomendado harmonizar com comidas escuras também. O mesmo funciona para cervejas claras, que devem ser harmonizadas com alimentos de coloração clara. Assados, cozidos ou grelhados, a verdade é que qualquer comida ganha um sabor especial quando acompanhada por uma boa cerveja!

Ah! E se você gosta de comidas picantes, aposte em cervejas mais amargas e lupuladas. O amargor do lúpulo ameniza e muito o efeito das pimentas e vai te ajudar a saborear com mais tranquilidade pratos mais picantes.

Quer mais uma dica de ouro? Nada de descongelar sua cerveja e colocar de novo no freezer! Isso faz com que ela perca todo o gás devido a extrema variação de temperatura. Sobrou cerveja do dia anterior? Nada de reaproveitar!

Ufa! Essa matéria deu sede ou não deu?  ?