Fale Conosco ->E-mail: redacaotnn@gmail.com ´

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

Os principais benefícios do sal rosa do Himalaia são sua maior pureza e menor quantidade de sódio quando comparado ao sal refinado comum. Essa característica faz com que o sal do himalaia seja uma excelente troca principalmente para hipertensos, pessoas com insuficiência renal e com problemas de retenção de líquido. Confira a quantidade de sódio de diversos tipos de sal aqui.

Outra diferença que também merece destaque é a menor concentração de iodo no sal rosa, já que ele vem de uma região naturalmente pobre nesse mineral e não é adicionado pela indústria, como acontece no caso do sal comum.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

Origem e propriedades do sal rosa

A cor, textura, umidade e formato de um sal depende da sua origem. No caso do sal rosa, ele é retirado da cordilheira do Himalaia, um conjunto de montanhas que abrange cinco países: Paquistão, Índia, China, Nepal e Butão. Sua maior produção vem da mina de Khwra, que fica no Paquistão e é a segunda maior mina de sal do mundo.

A formação do sal rosa aconteceu quando lavas vulcânicas incobriram depósitos de sal criados quando as águas do mar ainda chegavam às montanhas do Himalaia, protegendo o sal de toda a poluição e mantendo-o em um ambiente limpo, o que faz com que o sal rosa do Himalaia seja considerado o sal mais puro do planeta e que tenha uma composição que inclui mais de 80 elementos, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, que é responsável pela coloração rosada do sal.

Como usar o sal rosa do Himalaia

Seu sabor é mais suave do que o do sal comum e não interfere na preparação dos pratos, por isso, pode perfeitamente substituir o sal refinado no preparo e na mesa. Alimentos com grande quantidade de água e que absorvem o sal rapidamente, como peixes e frutos do mar, legumes e verduras, ficam deliciosos com o sal rosa, já que ele não rouba o sabor da comida.

Por ser um sal integral, o sal rosa é encontrado à venda em grãos, então um moedor de sal pode ser muito útil para facilitar o tempero dos alimentos.

Uma dica importante é dosar com atenção a quantidade usada ao cozinhar ou temperar o prato. Por conter menos sódio e ter um sabor mais delicado, pode levar ao uso exagerado, o que não é bom para a saúde. Por isso, uma boa ideia para obter o sabor perfeito é combiná-lo com outros temperos naturais, como alho, cebola, salsa e cebolinha, por exemplo.

Outra maneira de incluir o sal rosa é na apresentação dos pratos. Ele também pode ser encontrado em blocos que podem ser aquecidos para preparar e servir legumes, peixes e camarão.

Como reconhecer o verdadeiro sal rosa

A melhor forma de reconhecer se o sal é verdadeiro ou falso é misturando-o com aproximadamente 2 colheres de sopa em um copo de água. Se a água ficar rosa ou avermelhada, provavelmente o sal é falso, porque o sal verdadeiro deixa a água apenas turva e não solta cor.

Onde comprar

O sal do Himalaia pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou na seção de alimentação saudável dos supermercados. Seu preço varia entre 25 e 50 reais por quilo, embora também seja encontrado em embalagens menores ou com moedor incluído.

TUA SAÚDE

Postagem: Laryssa Antunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *