Fale Conosco ->E-mail: redacaotnn@gmail.com ´

5 Remédios caseiros para Inflamação do nervo ciático

Compressa de eucalipto, pomada caseira de arnica e a cúrcuma são excelentes opções para curar a dor ciática mais rápido, com remédios caseiros.

A dor ciática geralmente surge de forma repentina e geralmente desaparece em menos de 1 semana. Ela pode surgir no final da coluna, no bumbum ou na parte detrás da coxa, em forma de pontada, quentura, formigamento, alteração da sensibilidade ou sensação de choque elétrico, geralmente ela só afeta 1 perna, mas nos casos mais graves, quando há hérnia de disco na lombar pode haver dor nas duas pernas ao mesmo tempo.

1. Usar compressa de eucalipto

5 Remédios caseiros para Inflamação do nervo ciático

Um excelente remédio caseiro para aliviar a dor provocada pela inflamação do nervo ciático é aplicar uma compressa morna de folhas de eucalipto, pois esta planta tem fortes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a pressão sobre o nervo, aliviando a dor rapidamente. Além disso, como é utilizado em forma de cataplasma morno, este tratamento caseiro também permite relaxar os músculos da perna ou costas, provocando maior sensação de alívio e relaxamento.

Caso não tenha eucalipto, também pode optar por fazer o cataplasma com alfazema ou artemísia, porque são plantas medicinais com propriedades semelhantes.

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as folhas de eucalipto (ao vapor, de preferência) e assim que amolecerem utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde tem início a dor). Para manter o calor das folhas por mais tempo coloque uma toalha morna por cima das folhas. Repita o mesmo processo durante as crises dolorosas diariamente com duração de, no mínimo, 20 minutos ou até as folhas esfriarem.

2. Temperar com cúrcuma

A cúrcuma é um tempero também conhecido como açafrão, que deixa uma cor amarelada nas refeições, mas tem propriedades anti-inflamatórias devido a presença da curcumina. É possível adicionar a cúrcuma no arroz, nos molhos e nas carnes, sendo uma boa forma de ajudar a curar a dor ciática naturalmente.

Além disso, também é recomendado evitar o açúcar, gorduras, óleos, o excesso de proteínas de origem animal e os laticícios, assim como os embutidos porque eles favorecem a formação de toxinas que perpetuam a presença da inflamação no corpo. Por isso o ideal é apostar nas frutas, verduras e legumes, que poderá comer o quanto desejar, em todas as refeições.

3. Pomada de arnica

5 Remédios caseiros para Inflamação do nervo ciático

Esta pomada de arnica pode ser feita em casa com produtos que podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 10 gramas de cera de abelha
  • 12 gramas de óleo de coco
  • 10 gramas de manteiga de karité
  • 1 colher de chá de óleo essencial de arnica
  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim

Preparo: 

Derreta a cera de abelha, óleo de coco e a manteiga de karité no microondas e depois adicione o óleo essencial de arnica e de alecrim. Misture muito bem e guarde num recipiente fechado em local seco. Sempre que precisar usar verifique se não está muito espessa e se isso acontecer coloque em banho maria alguns minutos até amolecer novamente.

4. Receber massagem

Enquanto estiver com muita dor poderá se sentir melhor se receber uma massagem nas costas, no bumbum e nas pernas. A massagem deve ser agradável e realizada com creme hidratante ou óleo essencial. O óleo de semente de uva misturado com 2 gotas de óleo essencial de lavanda pode ser uma boa forma de conseguir relaxar os músculos, aliviando a dor.

5. Manter-se em movimento

Na crise de dor ciática não é indicado ficar de repouso absoluto, ficando somente deitado ou sentado, porque estas posições agravam a dor. Por isso o ideal é fazer atividades leves e evitar ficar parado na mesma posição por mais de 2 horas.

Postado Por: Laryssa Antunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *