Casacos de couro:
O couro é um material orgânico, por isso bem sensível, por isso para guardar casacos de couro é aconselhável que você guarde-o em um local arejado e limpo para evitar fungos e parasitas. É bem fácil encontrar caixas que já veêm com furinhos que permitem a circulação de ar, uma outra dica são as capas de TNT que também possibilitam o couro ‘respirar’. Não use cabides estreitos pois deixam marcas nos ombros do casaco, opte pelos cabides de madeira largos.

Para lavar o couro:
Nunca aplique outro produto de limpeza sobre o couro a não ser água com um pano úmido apenas, pois pode causar sérios danos ao couro.

Botas:
Se a bota é de couro, siga o mesmo princípio de conservação: evite lugares húmidos e permita a ‘respiração’ do couro. Agora, para as botas de material sintético recomendo organizá-las em caixas organizadoras plásticas transparentes que não deixam as botas jogadas uma em cima da outra causando desgastes no revestimento. Se você tem um pouco mais de espaço, minha dica é usar aqueles famosos ‘espaguetes’ que são usados como boias para colocar dentro da bota para evitar dobrá-las, reserve um espaço e deixe-as em pé. Se a alta humidade for uma característica do clima da sua cidade, use os desumidificadores de ar dentro do armário.

Depois de usar as botas:
É bom para remover as palmilhas e cadarços (se houver) e deixá-la ser ventilada. A palmilha pode absorver muita umidade, e de fora da bota ela poderá secar rapidamente. O ideal é deixá-las secar pelo menos 24hs antes de usá-las novamente. Nunca deixe as botas com ou em contato com a humidade por mais de 72hs.

Blusões e meia-calças de lã:
No Brasil não é muito comum usar peças de lã, até por causa do período curto de clima frio. Por isso, blusões e meia-calças de lã passam a maior parte do tempo sem ser usadas e ocupando muito espaço. Nessa situação o mais recomendado é usar sacos organizadores à vácuo, ou VACBAGS, eles são ótimos para guardar peças volumosas e que são pouco usadas. Com uma bombinha ou um aspirador de pó, você tira todo ar da embalagem reduzindo em até 3X o espaço de armazenamento, é realmente incrível! Vale a pena ter em casa.

Mantas:
Para guardar as mantas tente combinar as dicas que demos a cima, use sacos organizadores a vácuo e desumidificadores. Bolinhas de cedro são alternativas que podem dar um toque sutil de perfume aos itens que são guardados no armário.