A esteira tem sido por muito tempo o equipamento mais popular para a prática de cardio. O elíptico começou a ser utilizado nos ginásios no início de 90 e desde então tem conquistado popularidade.
Atualmente existe uma consciência muito grande em relação à importância de um estilo de vida saudável, de modo que o número de pessoas com aparelhos fitness em casa tem aumentado drasticamente. Porém, se você não sabe qual dos aparelhos é mais indicado para você que quer perder peso, vamos analisar cada um deles.

Ambos são aparelhos cardiovasculares e proporcionam o mesmo efeito fisiológico sobre o usuário. Na verdade, se puder, deve sempre optar por fazer ambos aparelhos para um treino verdadeiramente variado e positivo.

Esteira vs. Elíptica: Diferença estrutural

Ambas as máquinas são totalmente diferentes em sua construção e design. Uma esteira consiste numa plataforma que se desloca numa correia transportadora e é possível controlar a velocidade e o ângulo de inclinação. Você pode caminhar ou correr qualquer que seja seu programa de exercícios no conforto de sua própria casa. A esteira vem com um contador de calorias e um monitor de frequência cardíaca. As esteiras ocupam menos espaço do que os elípticos, pois algumas podem mesmo ser dobradas após seu uso.

Os aparelhos elípticos são totalmente diferentes. Eles consistem em dois pedais onde você pode simular caminhada ou ciclismo. Eles são projetados especificamente para treinar um grande grupo de músculos. A amplitude de movimento dos pilares elípticos dá-lhe um exercício total do corpo.

Então se você está em um elíptico, você também pode treinar sua parte superior do corpo, como costas e braços. Você pode ajustar a velocidade de acordo com sua capacidade e resistência. O movimento dos pedais é muito suave e ajustável, fornecendo um excelente treino cardiovascular.
Esteira vs. Elíptico: O impato

Se você tem problemas nos tornozelos ou joelhos, os aparelhos elípticos são a melhor escolha para você. O risco de lesão é maior com uma esteira. O movimento em um elíptico protege as articulações e pessoas de todas as idades vão achar mais fácil de usar.

O impato da esteira permite fortalecer os ossos mas pode ser muito exigente para as pessoas com problemas nas articulações. No entanto, se você vai para o treinamento de força ou treinamento para esportes como maratonas, a esteira é uma opção melhor.

Esteira vs. Elíptica: Perder peso

Ambas as máquinas são uma excelente escolha para perder peso. A esteira está concentrada na parte inferior do corpo, enquanto que os elípticos proporcionam um treino de corpo total. Existem certos elípticos que queimam mais calorias do que uma esteira porque exercem vários músculos ao mesmo tempo. Obviamente, o efeito de cada máquina depende também do tempo e esforço que dedica ao treino.

Quando se trata de perda de peso, é importante ter uma motivação e força de vontade permanente, assim como controlar sua ingestão de calorias. Na esteira, você tem que confiar totalmente em suas pernas, por isso a intensidade do treinamento é maior. Pode também configurar a inclinação e os níveis de resistência. Como consequência, a frequência cardíaca sobe mais e você queima mais calorias.

Esteira vs. Elíptica: Custos

Esteiras de boa qualidade podem rondar os R$ 2000–7000, enquanto um elíptico decente pode ser comprado por menos R$ 1000–2000. Os preços vão variar de acordo com os fabricantes e as funções incluídas em cada aparelho.

Se você ainda está se perguntando o que é melhor — esteira ou elíptico — a resposta é que ambas são eficazes para queimar calorias. Quando se trata de escolher um sobre o outro, é apenas uma questão de escolha pessoal.